KNOWLEDGE TRANSFER TO IMPROVE MARINE ECONOMY IN REGIONS FROM THE ATLANTIC AREA

Notícias

Projecto KIMERAA Chega ao Fim!

O projecto KIMERAA terminou em 2014. A equipa do projecto ...

Directório do Mar do KIMERAA Passa a ser Gerido pela EurOcean

O Directório do Mar do KIMERAA foi migrado para o servidor da ...

KIMERAA Disponibiliza o Modelo de Negócio da Rede ENKTAA

A parceria do projecto KIMERAA elaborou uma proposta de modelo de ...

Siga-nos!

facebookyoutube

NOTÍCIAS

KIMERAA inicia-se no Algarve: Projecto Europeu vai Criar Rede para o Cluster do Mar no Espaço Atlântico

04 June 2010

A Universidade do Algarve (UAlg) acolheu nos dias 1 e 2 de Junho a reunião de lançamento do projecto KIMERAA - Knowledge transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Área que visa construir mecanismos de transferência de conhecimento entre empresas e organizações científicas, focando em particular as ciências e actividades económicas ligadas ao mar. O projecto procurará consolidar nichos de excelência da economia marítima e contribuir para a inovação, competitividade e desenvolvimento nas regiões do Espaço Atlântico.

 

O kick-off meeting, que decorreu na Sala de Seminários da Reitoria em Gambelas, foi dedicado no primeiro dia à interacção e conhecimento mútuo com as apresentações institucionais das organizações parceiras do KIMERAA e com a apresentação das metas do projecto. Neste projecto, Portugal está representado pelo CRIA, Divisão de Empreendedorismo e da Transferência de Conhecimento da Universidade do Algarve e pela UPIN, Universidade do Porto Inovação. O MIK, Mondragon Ikerketa Kudeaketan (País Basco) e a Universidad de Huelva (Andaluzia) representam Espanha. O Reino Unido é representado pela Cardiff University do País de Gales e a Irlanda pelo Ionad Forbartha Gno t/a WESTBIC. A parte da tarde foi encerrada com visitas de estudo a actividades, empresas e locais relevantes que exemplificam as potencialidades de afirmação do cluster do mar no Algarve. A empresa Necton apresentou a esta comitiva internacional os seus processos produtivos no âmbito das micro-algas e da flor de sal contando os desafios de construção e afirmação internacional de uma empresa no sector da biotecnologia localizada região algarvia. A visita continuou na cidade de Olhão, focando o sector piscatório, a indústria de conservas e o eco-turismo. Foi efectuada uma visita pela Ria Formosa com a Natura Algarve, ilustrativa da centralidade deste recurso como atracção turística e como laboratório natural para a investigação científica no domínio das ciências marinhas. A visita de estudo terminou na Ilha da Culatra.

 

O segundo dia foi focado no início das actividades específicas do projecto, em particular o lançamento de uma rede atlântica para o desenvolvimento do cluster do mar onde a transferência de conhecimentos entre as entidades dos sistemas científicos e tecnológicos e as empresas possa ser mais efectiva. Para este objectivo, a primeira grande tarefa do KIMERAA será a realização de um estudo inter-regional sobre a avaliação do cluster do mar nas regiões participantes. Este estudo está a ser coordenado pelo Professor Phil Cooke do Centre for Advanced Studies in Social Sciences da Cardiff University, reputado especialista na área do desenvolvimento de Clusters e um dos criadores da noção de Sistema Regional de Inovação.


Fonte: UAlg | CRIA

Eventos em Destaque

20
Mai

Dia Europeu do Mar 2015

O Dia Europeu do Mar é comemorado anualmente na Europa a 20 de ...

1
Mai

Expo Milano 2015

A Expo Milano 2015 é uma exposição Mundial ou ...

21
Abr

Seafood Expo Global/ Seafood Processing Global 2015

O Seafood Expo Global é o maior evento de comércio de ...

Destaques