KNOWLEDGE TRANSFER TO IMPROVE MARINE ECONOMY IN REGIONS FROM THE ATLANTIC AREA

Notícias

Projecto KIMERAA Chega ao Fim!

O projecto KIMERAA terminou em 2014. A equipa do projecto ...

Directório do Mar do KIMERAA Passa a ser Gerido pela EurOcean

O Directório do Mar do KIMERAA foi migrado para o servidor da ...

KIMERAA Disponibiliza o Modelo de Negócio da Rede ENKTAA

A parceria do projecto KIMERAA elaborou uma proposta de modelo de ...

Siga-nos!

facebookyoutube

NOTÍCIAS

KIMERAA Reúne Empresas, Instituições e Comunidade Científica em Huelva

19 May 2014

Realizou-se no passado dia 14 de maio de 2014, na Faculdade de Ciências Experimentais da Universidade de Huelva, o workshop KIMERAA subordinado ao tema “Dia de Transferência de Conhecimento no Âmbito do Mar”, um evento que reuniu diferentes actores envolvidos na economia do mar na região de Huelva.

 

A sessão de abertura iniciou-se pelas 9h30, conduzida pela vice-reitora de Investigação, Pós-Graduação e Relações Internacionais da Universidade de Huelva (UHU), que juntamente com Miguel Àngel Delgado, Director da OTRI da UHU, Hugo Pinto, responsável do projecto KIMERAA e José Quintero, vice-director da Faculdade de Ciências Experimentais, destacaram a importância do sector marítimo, na província de Huelva, devido à sua localização e posição estratégica no Atlântico, e à tradição existente relativamente às atividades económicas marítimas.

 

Miguel Àngel Delgado realizou uma breve descrição do programa do evento, estruturado de forma a fornecer uma visão genérica das oportunidades de transferência que podem ocorrer em Huelva convidando para tal, um painel de especialistas com perfil heterogéneo. Enfatizou, ainda, a importância de reunir esforços entre projeto KIMERAA promovido através da OTRI, da Universidade de Huelva, e o CEIMAR, devido às sinergias que existem entre ambos.

 

José Quintero, por sua vez, procurou evidenciar o facto de que muitos dos projetos de investigação, na Faculdade de Ciências Experimentais, são atribuídos ao CEIMAR e, portanto, o tema marinho representa um dos grandes vectores estratégicos no campo de estudos deste centro.  

 

O workshop, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, de diversas instituições e empresas, procurou funcionar como um elo entre a comunidade científica e a empresarial, e onde a participação de organizações, empresas e investigadores permitiu a partilha de conhecimentos em investigação, empreendedorismo e inovação no domínio da economia marítima.

 

Instituições como a Capitania Marítima e o Instituto de Investigação e Formação Agrária e Pesqueira (IFAPA) mostraram o trabalho que realizam no sector do mar, no contexto geográfico de uma cidade que tem condições naturais muito favoráveis, devido ao facto de, entre outros, ter mais 120km de costa.

 

Além disso, investigadores e empresas foram representados por organizações como la Unión Salazonera Isleña, o Centro de Investigação “Geociencias Aplicadas e Ingeniería Ambiental (GAIA)” e uma spin-off da Universidade de Huelva “Phycogenetics SL".
Um dos momentos principais do workshop, foi a apresentação da Universidade do Algarve, chefe de fila do projeto KIMERAA (Knowledge Transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Area), representada por Hugo Pinto, que apresentou os resultados do projeto, que se iniciou em 2010 e termina a junho de 2014.

 

Destaca-se também o trabalho do Campus de Excelência Internacional do Mar (CEIMAR), apresentado como um mar de oportunidades que marcou o antes e o depois na Andaluzia. Uma região que apesar, de se encontrar rodeada por 1000 km de litoral, grandes instalações portuárias, taxas elevadas de indústria de reparação e construção naval, entre outros fatores, não aproveitava nem valorizava estrategicamente os seus recursos e as suas condições.

 

Neste sentido, Javier Pérez, Diretor Geral da Universidade e Empresa da Universidade de Cádiz, mostrou o interesse da União Europeia em desenvolver ações no âmbito da estratégia Horizonte 2020, visando a criação de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo dentro dos quais a investigação marinha e marítima se encontra estabelecida como um desafio societal.

 

O evento foi organizado pela Oficina de Transferência de Resultados de Investigação (OTRI), da Universidade de Huelva em colaboração com o Campus de Excelência Internacional do Mar (CEIMAR).


Fonte: Universidade de Huelva | OTRI

Eventos em Destaque

20
Mai

Dia Europeu do Mar 2015

O Dia Europeu do Mar é comemorado anualmente na Europa a 20 de ...

1
Mai

Expo Milano 2015

A Expo Milano 2015 é uma exposição Mundial ou ...

21
Abr

Seafood Expo Global/ Seafood Processing Global 2015

O Seafood Expo Global é o maior evento de comércio de ...

Destaques