KNOWLEDGE TRANSFER TO IMPROVE MARINE ECONOMY IN REGIONS FROM THE ATLANTIC AREA

Notícias

Projecto KIMERAA Chega ao Fim!

O projecto KIMERAA terminou em 2014. A equipa do projecto ...

Directório do Mar do KIMERAA Passa a ser Gerido pela EurOcean

O Directório do Mar do KIMERAA foi migrado para o servidor da ...

KIMERAA Disponibiliza o Modelo de Negócio da Rede ENKTAA

A parceria do projecto KIMERAA elaborou uma proposta de modelo de ...

Siga-nos!

facebookyoutube

NOTÍCIAS

Cluster do Mar Avança no Algarve

15 July 2011

UAlg e CCDR sublinham relevância de formalizar o Mar como opção estratégica na região

 

No II Seminário Transnacional do projecto europeu KIMERAA, a Universidade do Algarve (UAlg) e a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) sublinharam a importância de estruturar e formalizar o Cluster do Mar na região algarvia.

 

 

A sessão de abertura do II Seminário Transnacional do KIMERAA – Knowledge transfer to Improve Maritime Economy in Regions from the Atlantic Area, realizado em 04 de Julho no Campus de Gambelas em Faro, ficou marcada pelo anúncio da vice-presidente da CCDR, Dra. Ana Margarida Magalhães do nascimento de uma associação focada na dinamização do Cluster do Mar algarvio. A criação desta associação resulta dos esforços que a CCDR e vários parceiros efectuaram nos anos recentes para estruturarem uma colaboração mais activa na temática do Mar. Na mesma oportunidade, o Reitor da Universidade do Algarve, Professor João Guerreiro, destacou o empenho desta instituição académica no tema, a sua capacidade instalada em domínios científicos relacionados e assegurou o compromisso e envolvimento activo da Universidade nesta associação.

 

A sessão de abertura do Seminário dedicado ao tema "Competências e Serviços nas Ciências Marinhas e no Cluster Marítimo no Espaço Atlântico", focou ainda a apresentação dos resultados do projecto KIMERAA co-financiado pelo Programa Espaço Atlântico com destaque para o estudo comparativo do Cluster do Mar em seis regiões atlânticas Maritime Clusters – Institutions and Innovation Actors in the Atlantic Area” e o Directório do Mar, uma ferramenta online (acessível em www.kimeraa.eu) para identificação dos actores do Espaço Atlântico nas actividades marítimas.

 

O seminário transnacional do KIMERAA contou com a presença de mais de setenta participantes, investigadores, estudantes e empresas, de vários países. Constituído por 4 sessões paralelas sobre Conhecimentos e Tecnologias para a Gestão de Recursos Marinhos e Costeiros, a Consolidação do Cluster Marítimo, Tecnologias Marítimo-Ambientais e Turismo Costeiro e Cultura, o seminário permitiu apresentar um conjunto de temas actuais de investigação em áreas cruciais para o desenvolvimento da Economia do Mar. Em paralelo, realizou-se uma mesa redonda onde se debateram “Contributos para uma Visão Estratégica" do Mar no Algarve, que reuniu diversos stakeholders regionais do sector.

 

O seminário terminou com a intervenção da Professora Regina Salvador da Universidade Nova de Lisboa. Esta especialista nas temáticas do Cluster do Mar sublinhou o potencial e os benefícios que uma aposta estratégica nesta área em Portugal podem ter para o país. A OCEANO XXI, associação nacional para o Cluster do Mar, fechou o seminário apresentado as suas actividades recentes e estimulando a participação activa do Algarve na dinâmica nacional nessa temática.


Fonte: UAlg | CRIA

Eventos em Destaque

20
Mai

Dia Europeu do Mar 2015

O Dia Europeu do Mar é comemorado anualmente na Europa a 20 de ...

1
Mai

Expo Milano 2015

A Expo Milano 2015 é uma exposição Mundial ou ...

21
Abr

Seafood Expo Global/ Seafood Processing Global 2015

O Seafood Expo Global é o maior evento de comércio de ...

Destaques